História e origem da música.

Estudar a história da música significa estudar as origens e a evolução da música ao longo do tempo. Existem várias histórias da música no mundo, assim como existem culturas e espaços diferentes, e todas elas possuem suas vertentes cada uma delas com seus desdobramentos e subdivisões. Por exemplo, podemos falar da história da música no ocidente, como também podemos desdobrá-la e falarmos sobre a história da música erudita no ocidente. história da música no Brasil, história do Rock e assim sucessivamente. Não existem fontes que comprovem uma cronologia musical com precisão. É impossível, por exemplo, saber com precisão se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões ou percussões corporais.

Na pré história, através do estudo sos sítios arqueológicos podemos ter uma ideia do desenvolvimento da música nos primeiros grupos humanos. Através dos desenhos encontrados nas cavernas, temos uma ideia desse desenvolvimento ao encontrarmos figuras que parecem cantar, dançar ou tocar instrumentos.

Na idade antiga, as primeiras civilizaçõe musicais que existiram estavam nas regiões férteis ao longo das margens de rios da Ásia central, como nas aldeias do vale do Jordão, na Mesopotâmia, Índia, Egito, China. A icnografia dessas regiões é rica em representações de instrumentos musicais e de práticas relacionadas à música. As primeiras fontes sobre esses povos, apresentam a música como uma atividade ligada à magia, à saúde, à metafísica e tem um papel frequente nos rituais religiosos, festas e guerras.

Depois da idade antiga, os estilos musicais cresceram tanto que se tornou impossível definir o estilo universal de música. No século XX, com a popularização do rádio e o desenvolvimento de novas tecnologias que faziam com que gravassem, capturasse, reproduzissem e distribuissem a música. Com a gravação e distribuição da música, foi possível que os artístas ganhassem rapidamente fama nacional e até internacional. As apresentações foram se tornando cada vez mais visuais com a transmissão e gravação de vídeos musicais e concertos. Essa música do século XX trouxe uma nova liberdade e uma maior experimentação com os novos gêneros musicais e formas que desafiaram os dogmas existentes nos períodos anteriores. A invenção e a popularização dos intrumentos musicais eltronicos e do sintetizador na metade do século XX revolucionaram a música popular e aceleraram o desenvolvimento de novas formas de música. Os sons de diferentes regiões, diferentes continentes começaram a se fundir de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário